zingarawitch@gmail.com

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

YULE OU LITHA? Qual é o certo?

No mundo pagão há duas vertentes dentro da Wicca. As que seguem o Hemisfério Sul seguindo a Celebração de Litha ou a Celebração de Yule agora no Natal. Acredito, que a Wicca trabalha com a RODA DO ANO com as Estações do Ano que mostra a Saga da Deusa e do Deus e as prioridades que são as colheitas! No Brasil, é calor! É a estação do Rei Sol, e ele a partir de 21 de dezembro, irá diminuir de força! Ele está na sua plenitude de força e vigor. Na Tradição Athena Pronaia, respeitamos o Ciclo natural da Natureza! Mas as famílias pagã do nosso clã, enfeita a casa com atributos natalinos, afinal na família, há pagãos e não pagãos! Há a sociedade vigente, há crianças, etc. Mas a Celebração de culto,são as lindas flores de cinco pétalas, margaridas e o girassol, para lembrar a força do Deus.
Não criticamos, só explicamos essa grande diferença de calor, de vida de colheita! O mundo inteiro celebra o Natal e é "cristão", retirado do paganismo, inclusive as cores os mitos de noel e de Jesus, seguindo o mito dos Deuses pagãos, como Mitra por exemplo!
Mas mesmo assim, aqui celebraremos Litha! O Sol, o calor fervoroso do Verão a PLENITUDE do Deus SOL! Porém, as tradições com a Roda Norte, Feliz Yule! O importante é celebrar e estarmos unidos! Isso, são apenas divergências naturais de qualquer religião. O importante é estarmos unidos!
Feliz Yule para os da Roda Norte!
Feliz Litha, para os da Roda Sul!
Alana Morgana