Quem sou eu

Minha foto

A Escola de Artes Mágikas e Divinatórias, funciona desde 1984, administrando cursos de Introdução à religião Wicca, Ocultismo, Paganismo, Runas, Cristais,Tarot, Baralho Lenormand (Cigano), Baralhos Espanhol, Dados, Magia Cigana, Introdução à Cabala, Introdução à Magia de Pós e Ervas; Perfumes e Unguentos, Feitiçaria Moderna.

quarta-feira, 13 de março de 2013

XAMANISMO- O QUE É?


A ORIGEM DA PALAVRA XAMÃ
A palavra xamã, usada internacionalmente, atingiu o vocabulário etnológicos através do russo, do tungue-manchu: saman (derivado do verbo Scha, "saber"). Assim xamã significa alguém que sabe. Um sábio. Tentou-se explicar o termo tungue a partir do páli; “schamana” (traduzida para algo como “monge, asceta”). Outras pesquisas etnológicas mostram que a verdadeira origem da palavra Shaman pode ser o sânscrito “sramana”.
Nas outras línguas do centro e do norte da Ásia, os termos correspondentes são: em YacultoOjon (o e o xamã do sexo feminino udujan), Mongolbügä, bögä (buge, bü)Ugadan (também o buriate udayan e o iacuto udoyan, a "mulher-xamã")Turco-tártarokamAltaicokam, Gam, kami etc.. No ButiratesBoo, e naÁsia CentralBakshi. Para os samoanostadibe. Para os lapõesmoitafinlandêstieöjö e húngaros: táltos.





ORAÇÃO XAMÂNICA
Aceito as forças da natureza que guiam meus caminhos
Expresso a vontade do grande espírito em minha jornada
Revelo a pureza de minha alma nas trilhas de meu dia
Me uno aos espíritos da floresta e aceito seus sábios conselhos
Acolho a voz de meus ancestrais e aprendo a ouvir meu coração
Caminho com coragem e supero minhas provações
Confio na luz e me entrego ao amor.




As raízes do xamanismo são arcaicas, e alguns antropólogos chegam a pensar que elas recuam até quase tão longe quanto a própria consciência humana.As origens do xamanismo datam de 40.000 a 50.000 anos, na Idade da Pedra. Antropólogos têm estudado xamanismo nas Américas; do Norte, Central, Sul. Na África, entre os povos aborígines da Austrália, entre os Esquimós, na Indonésia, Malásia, Senegal, Patagonia, Sibéria, Bali, Velha Inglaterra e ao redor da Europa, no Tibet onde o xamanismo Bon segue a linha do Budismo Tibetano, em todos os lugares ao redor do mundo. Seus traços estão presentes nas Grandes religiões”. (Léo Artese)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TURMAS DE FORMAÇÃO DE BRUXAS ECLÉTICAS 2018